Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-10-10. Leia a versão mais recente.

A pedagogia baseada em projectos como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas

Autores

  • Efraín Darío Ochoa Londoño Universidad Pedagógica Experimental de Venezuela
  • Jhan Carlos Herrera Pérez Universidad de Baja California
  • Jefferson Tello-Zuluaga Universidad Pontificia Bolivariana

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.15.30.462

Palavras-chave:

Pedagogia baseada em projectos, Papel docente, Práticas educativas, Educação

Resumo

Introdução: esta investigação abordou a aplicação da pedagogia baseada em projectos (PPP) como um instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas, a partir do juízo testemunhal fornecido por informadores-chave na sua experiência no seio do
ecossistema educativo. Objectivo: gerar construções teóricas sobre a aplicação da Pedagogia de Projecto como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas. O processo é enquadrado num estudo de abordagem subjectivista, com a utilização de uma teoria fundamentada baseada nas experiências dos principais informadores, composta por quatro (4) professores e dois (2) directores de duas (2) instituições públicas de ensino na cidade de Medellín. Metodologia: A técnica de recolha de
dados utilizada foi a entrevista aprofundada. A validade dos instrumentos foi avaliada por peritos. Conclusão: Nesta perspectiva, mostrou um pouco de conhecimento
encorajador para o estatuto dos processos de formação baseados em práticas educativas que pouco têm a ver com PPP, e está longe do ideal, da prática pedagógica e das
necessidades de desenvolvimento holístico, que actualmente apresenta a humanidade. Assim, a teorização foi enfatizada ao apoiar aspectos positivos, verdadeiros e reais das PPP, um elemento que pode servir para a realização de objectivos educativos traduzidos na realização do aprendente, sob o olhar da complexidade, do construtivismo e de outros referenciais pedagógicos activos de hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ausubel, N (1983). Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. 2° Ed. Trillas México. [Documento en Línea] Disponible: https://www.academia.edu/download/36648472/Aprendizaje_significativo.pdf [Consulta: 2021 abril 03].

Corbin, J. y Strauss, A. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín, Antioquia.: Universidad de Antioquia Facultad de Enfermería de la Universidad de Antioquia.

Doménech, J. (2012). Elogio de la educación lenta. Editorial Graó. Barcelona (España).

Edwars, V. Remedi, E. Tarres, M. Avila, R. (1992) Calidad de la educación y políticas de perfeccionamiento docente. [Compilación en Línea] En Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (1992) Cómo aprende y cómo enseña el docente: informe de seminario. Disponible: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Chile/piie/20170823052546/pdf_562.pdf [Consulta: 2021 julio 7]

Freinet, E. (1974). Nacimiento de una pedagogía popular. Historia de una escuela moderna. Barcelona: Editorial Laia.

Freire, P. (1967). La educación como práctica de la libertad. Montevideo: Tierra Nueva.

Gardner, H. (1997). La mente no escolarizada. Cómo piensan los niños y cómo deberían enseñar las escuelas. Editorial Paidós. Barcelona (España).

Guerrero, L. y Terrones, D. (2003). Repertorio de estrategias pedagógicas. PROMEB, Piura.

Glaser, B.; Strauss, A. (1967). The Discovery of Grounded Theory. Strategies for Qualitative Research. Hawthorne, N.Y.: Aldine.

Glaser, B (1992). Basics of Grounded Theory Analysis: Emerge vs. Forcing. California. Mill Valley, CA

Hessen, J. (1989). Teoría Del Conocimiento. Caracas, Venezuela: Editorial PANAPO.

Hurtado, J. (2010). Metodología de la investigación: guía para una comprensión holística de la ciencia. (4ª. Ed). Caracas: Quirón.

ICFES (2007). Fundamentación Conceptual Área de Ciencias Naturales. Colombia. [Documento en Línea] Disponible: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/competencias/1746/articles-335459_pdf_2.pdf [Consulta: 2021 marzo 06]

Rodríguez, J. (2013) Una mirada a la pedagogía tradicional y humanista. [Revista en Línea] Presencia Universitaria, 3(5) pp.36-45. Disponible: http://eprints.uanl.mx/3681/1/Una_mirada_a_la_pedagog%C3%ADa_tradicional__y_humanista.pdf [Consulta: 2021 julio 7]

Jurado, F. (2017). Pedagogía, lenguaje y democracia. Bogotá: Red Latinoamericana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, 2017. 118 p. ISBN: 978-958-24-3417-5. [Libro en Línea] Disponible: http://www.lenguaje.red/docs/2020/pedagogia-lenguaje-democracia.pdf [Consulta: 2021 abril 02]

López, G (2017). Corrientes pedagógicas contemporáneas (ficha). Buenos Aires: Ministerio de Educación y Deportes de la Nación.

Mialaret, G.; Chenon, T. (1968). Educación nueva y mundo moderno. Vicens-Vives.

Muñoz, M., Rochat, M., Lozano, C., Ulloa, M., Collazos., España, G. (2019). PROYECTOS CON-SENTIDOS. Cali, Colombia: Redlenguaje.

Palacios, J. (1984). La cuestión escolar. Barcelona: Editorial Laia.

Piaget, J. (1969) Psicología y Pedagogía. Barcelona: Ariel. Libro en Línea] Disponible: http://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/298 [Consulta: 2021 abril 03]

Schunk, D. (2012). Teorías del Aprendizaje. Una perspectiva educativa, México: (6ta ed.) Pearson Educación de México, S.A

Taylor, S.; Bodgan, R. (1984). Introducción a los métodos cualitativos. España: Ediciones Paidós.

Tigse, C. (2019). El constructivismo, según bases teóricas de César Coll. [Revista en Línea] Revista Andina de Educación e-ISSN: 2631-2816. Disponible: https://revistas.uasb.edu.ec/index.php/ree/article/view/659/635 [Consulta: 2021 marzo 15]

Tobón, S. (2010). Conferencia: El modelo de competencias en las prácticas docentes: Hacia escenarios significativos de vida, Revista Suma por la Educación, vol. 1, pp. 1-3, 2010 (06/03/2021).

Unigarro M, (2017). Un modelo educativo crítico con enfoque de competencias. Bogotá: Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia.

Publicado

2022-10-07 — Atualizado em 2022-10-10

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ochoa Londoño, E. D., Herrera Pérez, J. C., & Tello-Zuluaga, J. (2022). A pedagogia baseada em projectos como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas. Pensamiento Americano, 15(30), 1-19. https://doi.org/10.21803/penamer.15.30.462