A pedagogia baseada em projectos como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.21803/penamer.15.30.462Palavras-chave:
Pedagogia baseada em projectos, Papel docente, Práticas educativas, EducaçãoResumo
Introdução: esta investigação abordou a aplicação da pedagogia baseada em projectos (PPP) como um instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas, a partir do juízo testemunhal fornecido por informadores-chave na sua experiência no seio do
ecossistema educativo. Objectivo: gerar construções teóricas sobre a aplicação da Pedagogia de Projecto como instrumento para o desenvolvimento de práticas educativas. O processo é enquadrado num estudo de abordagem subjectivista, com a utilização de uma teoria fundamentada baseada nas experiências dos principais informadores, composta por quatro (4) professores e dois (2) directores de duas (2) instituições públicas de ensino na cidade de Medellín. Metodologia: A técnica de recolha de
dados utilizada foi a entrevista aprofundada. A validade dos instrumentos foi avaliada por peritos. Conclusão: Nesta perspectiva, mostrou um pouco de conhecimento
encorajador para o estatuto dos processos de formação baseados em práticas educativas que pouco têm a ver com PPP, e está longe do ideal, da prática pedagógica e das
necessidades de desenvolvimento holístico, que actualmente apresenta a humanidade. Assim, a teorização foi enfatizada ao apoiar aspectos positivos, verdadeiros e reais das PPP, um elemento que pode servir para a realização de objectivos educativos traduzidos na realização do aprendente, sob o olhar da complexidade, do construtivismo e de outros referenciais pedagógicos activos de hoje.
Downloads
Referências
Ausubel, N (1983). Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. 2° Ed. Trillas México. [Documento en Línea] Disponible: https://www.academia.edu/download/36648472/Aprendizaje_significativo.pdf [Consulta: 2021 abril 03].
Corbin, J. y Strauss, A. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín, Antioquia.: Universidad de Antioquia Facultad de Enfermería de la Universidad de Antioquia.
Doménech, J. (2012). Elogio de la educación lenta. Editorial Graó. Barcelona (España).
Edwars, V. Remedi, E. Tarres, M. Avila, R. (1992) Calidad de la educación y políticas de perfeccionamiento docente. [Compilación en Línea] En Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (1992) Cómo aprende y cómo enseña el docente: informe de seminario. Disponible: http://biblioteca.clacso.edu.ar/Chile/piie/20170823052546/pdf_562.pdf [Consulta: 2021 julio 7]
Freinet, E. (1974). Nacimiento de una pedagogía popular. Historia de una escuela moderna. Barcelona: Editorial Laia.
Freire, P. (1967). La educación como práctica de la libertad. Montevideo: Tierra Nueva.
Gardner, H. (1997). La mente no escolarizada. Cómo piensan los niños y cómo deberían enseñar las escuelas. Editorial Paidós. Barcelona (España).
Guerrero, L. y Terrones, D. (2003). Repertorio de estrategias pedagógicas. PROMEB, Piura.
Glaser, B.; Strauss, A. (1967). The Discovery of Grounded Theory. Strategies for Qualitative Research. Hawthorne, N.Y.: Aldine.
Glaser, B (1992). Basics of Grounded Theory Analysis: Emerge vs. Forcing. California. Mill Valley, CA
Hessen, J. (1989). Teoría Del Conocimiento. Caracas, Venezuela: Editorial PANAPO.
Hurtado, J. (2010). Metodología de la investigación: guía para una comprensión holística de la ciencia. (4ª. Ed). Caracas: Quirón.
ICFES (2007). Fundamentación Conceptual Área de Ciencias Naturales. Colombia. [Documento en Línea] Disponible: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/competencias/1746/articles-335459_pdf_2.pdf [Consulta: 2021 marzo 06]
Rodríguez, J. (2013) Una mirada a la pedagogía tradicional y humanista. [Revista en Línea] Presencia Universitaria, 3(5) pp.36-45. Disponible: http://eprints.uanl.mx/3681/1/Una_mirada_a_la_pedagog%C3%ADa_tradicional__y_humanista.pdf [Consulta: 2021 julio 7]
Jurado, F. (2017). Pedagogía, lenguaje y democracia. Bogotá: Red Latinoamericana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, 2017. 118 p. ISBN: 978-958-24-3417-5. [Libro en Línea] Disponible: http://www.lenguaje.red/docs/2020/pedagogia-lenguaje-democracia.pdf [Consulta: 2021 abril 02]
López, G (2017). Corrientes pedagógicas contemporáneas (ficha). Buenos Aires: Ministerio de Educación y Deportes de la Nación.
Mialaret, G.; Chenon, T. (1968). Educación nueva y mundo moderno. Vicens-Vives.
Muñoz, M., Rochat, M., Lozano, C., Ulloa, M., Collazos., España, G. (2019). PROYECTOS CON-SENTIDOS. Cali, Colombia: Redlenguaje.
Palacios, J. (1984). La cuestión escolar. Barcelona: Editorial Laia.
Piaget, J. (1969) Psicología y Pedagogía. Barcelona: Ariel. Libro en Línea] Disponible: http://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/298 [Consulta: 2021 abril 03]
Schunk, D. (2012). Teorías del Aprendizaje. Una perspectiva educativa, México: (6ta ed.) Pearson Educación de México, S.A
Taylor, S.; Bodgan, R. (1984). Introducción a los métodos cualitativos. España: Ediciones Paidós.
Tigse, C. (2019). El constructivismo, según bases teóricas de César Coll. [Revista en Línea] Revista Andina de Educación e-ISSN: 2631-2816. Disponible: https://revistas.uasb.edu.ec/index.php/ree/article/view/659/635 [Consulta: 2021 marzo 15]
Tobón, S. (2010). Conferencia: El modelo de competencias en las prácticas docentes: Hacia escenarios significativos de vida, Revista Suma por la Educación, vol. 1, pp. 1-3, 2010 (06/03/2021).
Unigarro M, (2017). Un modelo educativo crítico con enfoque de competencias. Bogotá: Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-07 (3)
- 2024-06-05 (2)
- 2022-10-10 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pensamiento Americano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author or authors of an article accepted for publication in the Journal Pensamiento Americano will transfer all of the patrimonial rights to the American University Corporation free of charge, within which are included: the right to edit, publish, reproduce and distribute both print media as digital, in addition to include in article in international indexes and / or databases, likewise, the Editorial Seal is authorized to use the images, tables and / or any graphic material presented in the article for the design of covers or posters from the same magazine. By assuming the patrimonial rights of the article, it may not be partially or totally reproduced in any printed or digital media without its express permission.
AUTHORITY ASPECTS
For the Pensamiento Americano Journal, all the authors of an article have made substantial contributions to the research and the manuscript, and they share the responsibility when the article presents errors, fraud in some way or violations of copyright.
After submitting an article, the journal does not accept the addition, deletion or change in the order of the authors, in addition we reserve the right to release the article when it has been submitted to the journal and under no circumstances will American Thought accept the article. withdrawal of an article during any phase of the editorial process