Restrições administrativas à Responsabilidade Social Universitária
DOI:
https://doi.org/10.21803/penamer.14.28.485Palavras-chave:
Responsabilidade Social Universitária, Coerência Organizacional, Desenvolvimento da Gestão, Comportamento Tomada de decisõesResumo
Introdução: A universidade que aspira à Responsabilidade Social Universitária (USR) deve reinventar sua gestão para permear a responsabilidade ética em todos os seus processos. Objetivo: Esta pesquisa visa identificar as principais dificuldades na tomada de decisões gerenciais que limitam a USR, incluindo o inconsistências gerenciais e falta de discrição gerencial. Metodologia: Esta abordagem foi desenvolvida utilizando uma abordagem qualitativa, através de 92 entrevistas semi-estruturadas com a direção de uma universidade no México, focada em USR, analisando os dados usando estatísticas descritivas. Resultados: Descobriu-se que quanto mais alta a senioridade gerencial na universidade, menos difícil é lidar com a administração. dificuldade em lidar com os mecanismos administrativos. Conclusões: Conclui-se que o A universidade deve repensar seus mecanismos de controle administrativa e promover uma cultura baseada nos princípios da USR, confiança e inovação, evitando a continuação de erros e preconceitos na gestão e enviesamentos nas decisões administrativas que limitariam o desenvolvimento da USR.
Downloads
Referências
Argandoña, A. y Silva, R. (2011). ISO 26000, una guía para la Responsabilidad Social de las organizaciones. Cuadernos de la Cátedra “la Caixa” de Responsabilidad Social de la Empresa y Gobierno Corporativo, 11. IESE Business School Universidad de Navarra. http://www.iese.edu/es/files/catedralacaixa_vol11_final_tcm5-72287.pdf
Aristizábal, C., González, C., Durán, G. y Bolívar, N. (2012). Impactos de responsabilidad social Fundación Universitaria Monserrate. Revista Venezolana de Gerencia, 59(17), 498-511. http://www.redalyc.org/pdf/290/29024166007.pdf
Ávila, M. (2012). Modelo ético para el éxito de una gestión universitaria orientada en valores de Responsabilidad Social. Opción, 28(69), 517-532. http://w.redalyc.org/articulo.oa?id=31025702005
Barraza, A. (2007). Apuntes sobre metodología de la investigación. ¿Confiabilidad? Investigación Educativa, 6. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2292993.pdf
Beltrán-Llevador, J., Íñigo-Bajo, E. y Mata-Segreda, A. (2014). La responsabilidad social universitaria, el reto de su construcción permanente. Revista Iberoamericana de Educación Superior RIES, 14(5), 3-18. http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v5n14/v5n14a1.pdf
Luangsay-Catelin, C. y Gasner-Bouquet, M. (2018). "The University Social Responsability: new challenges by university governance? [La RSU: de nouveaux enjeux formulés par la gouvernance des universités?]" HAL. https://ideas.repec.org/p/hal/journl/hal-02143830.html
Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe. (2018). Declaración de la CRES. http://www.cres2018.org/uploads/Declaracion2018-Esp-CRES.pdf
Cruz, Y. (2008). Marcos internacionales clave sobre el rol de la educación superior para el desarrollo humano y social. La educación superior en el mundo: Educación superior, Nuevos retos y roles emergentes para el desarrollo humano y social / Global University Network for Innovation (GUNI). Mundiprensa. http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4176946
de la Calle, C. y Giménez, P. (2011). Aproximación al concepto de Responsabilidad Social del Universitario. Comunicación y Hombre, (7),237-247. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129420882016
Drucker, P. (2014). La gerencia de las empresas. Penguin Random House Grupo editorial.
Fonseca, I., Bernate, J. y Pérez, C. (2022). Modelos de responsabilidad social corporativa en el sector deporte. Una revisión sistemática (Models of corporate social responsibility in the sports sector. A systematic Review). Retos, 43, 1106-1115. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87911
Forero-Jiménez, M. Y. (2019). Modelo de responsabilidad social universitaria: una propuesta para las instituciones colombianas. Revista de Investigación Desarrollo e Innovación, 9(2), 249-260. doi: 10.19053/20278306.v9.n2.2019.9160
Gaete, R. (2014). La responsabilidad social universitaria como política pública: un estudio de caso. Documentos y Aportes en Administración Pública y Gestión Estatal, 22(14). http://www.redalyc.org/pdf/3375/337531584004.pdf
Henríquez, G., Vallaeys, F. y Garzón, M. (2018). El aprendizaje organizacional como herramienta para la universidad que aprende a ser responsable socialmente. Pensamiento Americano, 11(20), 116-140. http://dx.doi.org/10.21803%-2Fpenamer.11.20.499
Henríquez, G., Higuera, V., Rosano, E., Robles, N. y Aragaki, A. (2019). Estrategias de formación en busca de una Universidad socialmente responsable. Pensamiento Americano, 12(24), 180- 197. DOI: 10.21803/pensam.v12i24.319
Henríquez, G., Garzón, M., Mejía, C., Torrenegra, Á. y Rada, J. (2019) Medición de impactos socioambientales y responsabilidad social organizacional. Dimensión Empresarial, 17(4). DOI: 10.15665/dem.v17i4.2111
Henríquez, G. (2021). La responsabilidad social universitaria desde el aprendizaje organizacional: el caso de una universidad en Colombia. (Tesis doctoral, Universidad del Norte). Repositorio Insitucional Manglar. http://manglar.uninorte.edu.co/handle/10584/9667#page=1
Jonas, H. (1989). El principio de la responsabilidad. Herder.
Katayama, R. J. (2014). Introducción a la investigación cualitativa: Fundamentos, métodos, estrategias y técnicas. Universidad Inca Garcilaso de la Vega.
Ley No. 30220 de 2014 [Ley Universitaria]. (2014, 9 de julio). Diario Oficial El Peruano, Año 31, Nº 12914, Normas Legales. Ministerio de Educación, Perú.
Llopis, J. y Ricart, J. (2010). Yo dirijo: la dirección del siglo XXI según sus protagonistas. Deusto. Universidad de Navarra IESE.
Luhmann, N. (2005). Poder. Anthropos Editorial.
Mayorga, J. A. y Añaños, E. (2020). Atributos de la personalidad de marca socialmente responsable. Revista Latina De Comunicación Social, (75), 97-120. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1418
Molina, M., Higuera, V. y Henríquez, G. (2018). El Plan Nacional de Acción sobre Derechos Humanos y Empresas en Colombia y sus acciones formuladas según los Principios Rectores sobre las empresas y los derechos humanos de las Naciones Unidas. En Henríquez, G., Higuera, V. y Rosano, E. (compiladores), La Responsabilidad Social en Organizaciones Educativas. Un abordaje desde Latinoamérica. Sello Editorial Coruniamericana.
Moura, M. y Tortato, U. (2021). Social Responsibility as a Competitive Advantage for Companies: A Sustainability Research in Paraná's Cooperatives in Brazil. In: Leal Filho W., Tortato U., Frankenberger F. (eds) Integrating Social Responsibility and Sustainable Development. World Sustainability Series. https://doi-org.ezproxy.uninorte.edu.co/10.1007/978-3-030-59975-1_8
Muñoz, C. (2012). Responsabilidad Social Universitaria: Aportes al enriquecimiento del concepto desde la dimensión de las prácticas. Instituto Universitario de Desarrollo y Cooperación y Universidad Complutense de Madrid IUDC-UCM. www.iudc.es
Namakforoosh, M. (2005). Metodología de la investigación. Limusa Noriega Editores.
Robbins, S., Coulter, M. y DeCenzo, D. (2017). Fundamentos de Administración. Pearson Educación.
Rodríguez, A. y Zarco, V. (2005). Ética y Responsabilidad Social en las organizaciones actuales. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, 15, 185-203. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65415211
Rojas Soriano, R. (2012). Métodos para la investigación social. Una proposición dialéctica. 18 edición. Plaza y Valdés.
Salinas, P. (2012). Metodología de la Investigación Científica. (Tesis de pregrado, Universidad de los Andes). Archivo digital. http://trabajodegradobarinas.blogspot.mx/2013/08/metodologia-de-la-investigacion.html
Sanabria, M. (2007). De los conceptos de administración, gobierno, gerencia, gestión y management: algunos elementos de corte epistemológico y aportes para una mayor comprensión. Universidad y Empresa, 6(13), 155-194. https://revistas.urosario.edu.co/index.php/empresa/article/viewFile/1040/939
Sarmiento, S. (2010). Gestión estratégica: clave para la Responsabilidad Social de las empresas. Dimensión Empresarial, 8(2). https://www.researchgate.net/publication/277265517_Gestion_estrategica_clave_para_la_responsabilidad_social_de_las_empresas
Severino, P., Villalobos, J., Matamala, J. y Parada, C. (2021). Responsabilidad social corporativa y consumidores del sector retail en Chile. Globalization, Competitiveness & Gobernability. 15(3). 34-50. Doi: 10.3232/GCG.2021.V15.N3.01
Schwalb, M., Prialé, M. y Vallaeys, F. (2019). Guía de responsabilidad social universitaria. Ediciones Universidad del Pacífico. http://dx.doi.org/10.21678/978-9972-57-420-7
Vallaeys, F., de la Cruz, C. y Sasia, P. (2009). Responsabilidad Social Universitaria. Manual de primeros pasos. Mc Graw Hill.
Vallaeys, F. (2014). La responsabilidad social universitaria: un nuevo modelo universitario contra la mercantilización. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 12(5), 105-117. http://www.scielo.org.mx/pdf/ries/v5n12/v5n12a6.pdf
Vallaeys, F. (2018). Las diez falacias de la Responsabilidad Social Universitaria. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 12(1), 34-58. http://dx.doi.org/10.19083/ridu.12.716
Vallaeys, F. y Solano, D. (2018, marzo). Investigación continental de autodiagnóstico RSU: Avances institucionales en 12 metas socialmente responsables. Unión de Responsabilidad Social Universitaria Latinoamericana. https://docplayer.es/88221211-Investigacion-continental-de-autodiagnostico-rsu-avances-institucionales-en-12-metas-socialmente-responsables.html
Vallaeys, F. y Álvarez, J. (2019). Hacia una definición latinoamericana de responsabilidad social universitaria. Aproximación a las preferencias conceptuales de los universitarios. Educación XX1, 22(1), 93-116. https://doi.org/10.5944/educxx1.19442
Valarezo, I. y Túñez, J. (2014). Responsabilidad Social Universitaria. Apuntes para un modelo de RSU. Revista de Comunicación, 13, 84-117. http://udep.edu.pe/comunicacion/rcom/pdf/2014/Art084-117.pdf
Viteri, J., Jácome, M. y Medina, A. (2013). Modelo conceptual para la planificación estratégica con la incorporación de la Responsabilidad Social Universitaria. Ingeniería Industrial, La Habana, 34(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-59362013000100008
Zapata, G., Paparella, L. y Martínez, A. (2016). Toma de decisiones y estilo de liderazgo: estudio en medianas empresas. Compendium, 19(36), 35-59. http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=61672859-8b5c-4532-8d0f-a0e39459d004%40sessionmgr120&vid=22&hid=116
Publicado
Versões
- 2021-12-30 (4)
- 2024-05-31 (3)
- 2021-12-31 (2)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pensamiento Americano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author or authors of an article accepted for publication in the Journal Pensamiento Americano will transfer all of the patrimonial rights to the American University Corporation free of charge, within which are included: the right to edit, publish, reproduce and distribute both print media as digital, in addition to include in article in international indexes and / or databases, likewise, the Editorial Seal is authorized to use the images, tables and / or any graphic material presented in the article for the design of covers or posters from the same magazine. By assuming the patrimonial rights of the article, it may not be partially or totally reproduced in any printed or digital media without its express permission.
AUTHORITY ASPECTS
For the Pensamiento Americano Journal, all the authors of an article have made substantial contributions to the research and the manuscript, and they share the responsibility when the article presents errors, fraud in some way or violations of copyright.
After submitting an article, the journal does not accept the addition, deletion or change in the order of the authors, in addition we reserve the right to release the article when it has been submitted to the journal and under no circumstances will American Thought accept the article. withdrawal of an article during any phase of the editorial process