Uma abordagem conceitual da educação física colombiana: uma análise inicial da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.17.33.701

Palavras-chave:

Educação física, abordagem conceitual, revisão da literatura

Resumo

Introdução: A concepção histórica da Educação Física na escola pública primária colombiana tem demarcado diferentes caminhos que certamente convergem em objetivos comuns, mas se distanciam em seu procedimento e ação. Objetivo: Estabelecer um
enfoque teórico conceitual e o estado da questão relacionada com a Educação Física na Colômbia a partir do desenvolvimento de uma revisão bibliográfica inicial destinada a sistematizar a informação de acordo com algumas condições de classificação e análise da teoria fundamentada e do método historiográfico. Metodologia: Foi enquadrada nas etapas da teoria fundamentada e do método historiográfico, combinada com os elementos processuais da pesquisa descritiva e o enfoque histórico hermenêutico em orientação
à natureza do estudo. Resultados: As referências estudadas foram identificadas a partir da implementação da matriz de análise e classificação, detalhando título, autor, ano, tipo de documento, instituição, país e temas principais. Conclusões: O enfoque conceitual referente à Educação Física na escola colombiana foi consolidado de acordo com os
aspectos políticos, pedagógicos e sociais que, em última instância, contribuíram para a identificação de três categorias de análise para o desenvolvimento do problema proposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aisenstein, Á. (2003). Repensando la educación física escolar . México D.F.: Ediciones Novedades Educativas .

Alarcón Meneses, L. A., & Monsalvo Mendoza, E. (2012). La escuela para la ciudadanía. El discurso propagandístico del liberalismo radical sobre la instrucción pública y la ciudadanía en el caribe colombiano 1870-1879. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos , 140-170.

Alarcón Meneses, L. A., Monsalvo Mendoza, E. A., & Suárez Araméndiz, M. A. (2014 ). "La educación en marcha" El complejo establecimiento de las reformas educativas del gobierno del Alfonso López Pumarejo en el departamento del atlántico (1934-1938). Latinoamericano estudios educativos , 97-127.

Alfonso Rodríguez, D. A. (2012). Deporte y educación física en Colombia: inicio de la popularización del deporte 1916-1942. Bogotá , Colombia : Pontificia Universidad Javeriana .

Álvarez, A. (1995). Y la escuela se hizo necesaria . Bogotá : Cooperativa Editorial Magisterio .

Angrist, J., Bettinger, E., King, E., Kremer, M., & Bloom, E. (2002). Vouchers for private schooling in Colombia: Evidencie from a randomized natural experiment. The Amercian Economic Review, 1535-1558.

Árias Calderon, J., Ceballos Molano, R., Otálvaro Marín, B., Córdoba Hoyos, L., & Martínez Sander, Á. (2015). La participación ciudadana en la implementación de las políticas educativas en Colombia . Revista Cuadernos de Administración Universidad del Valle , 131-139.

Aróstegui, J. (1995). La investigación Histórica. Barcelona : Crítica .

Arvone, R. (1978). Políticas educativas durante el Frente Nacional 1958-1974. Universidad Pedagógica Nacional .

Baez Osorio, M. (2011). Pedagogía pestalozziana en escuelas normales colombianas . Historia de la Educación Latinoamericana .

Barreto González, J. I. (1996). Cultura profesional y currículum (oculto) en educación física. Reflexiones sobre las (im)posiblidades del cambio. Revista de Educación , 13-49.

Bello, L. B. (1986). La problemática de la instrucción pública y la propuesta del partido republicano en 1915. Universidad Nacional de Colombia , 189-208.

Blanco Suárez, J. O., Francesco Salcedo, G., & Machuca Camelo, I. M. (2014). Políticas de educación en Bogotá 1930-1948: espacios, orientaciones y agentes . Diálogos y saberes , 139-158.

Bloch, M. (1993). Apología para la historia o el oficio de historiador . México : Fondo Cultura Económica .

Buitrago, B. N., & Herrera Beltrán, C. X. (2009). El cuerpo del niño al interior de la organización temporal de la escuela primaria en Colombia, entre 1870 y 1890. Revista Educación y Pedagogía, 101-128.

Camacho Coy, H., Monje Mahecha, J., Castillo Lugo, E., & Ramírez López, G. M. (2007). Competencias y estándares para el área de educación física "experiencia que se construye paso a paso". Educación Física y Deporte, 1-10.

Castañeda Bernal, E. (2002). Equidad social y educación en los años 90. Buenos Aires : Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación .

Chaverra Fernández, B. E., & Uribe Pareja, I. D. (2007). Aproximaciones epistemologicas y pedagógicas a la educación física, un campo en cosntrucción. Medellín: Universidad de Antioquia .

Chin, M.-K., & Edginton, C. R. (2014). Physical education and health global perspectives and best practice. Urbana: Sagamore Publishing.

Chinchilla, V. J. (1999). Historiografía de la Educación Física en Colombia. Universidad Pedagíogica Nacional, 1-14.

Cifuentes Medina, J. E., & Camargo Silva, A. (2016). La historia de las reformas educativas en Colombia . Cultura, Educación y Sociedad , 26-37.

Coldeportes. (2011). Legislación deportiva comentada.

Congreso de la República de Colombia . (1994). Ley General de Educación. Ley 115. Bogotá , Colombia .

Cruz Fajardo, S. (2010). Antropología filosófica y su influencia en el currículo de la cultura física y afines en Colombia . Cuerpo, cultura y movimiento , 15-30.

Cuevas Campos, R., Fernández Bustos, J. G., & Pastor Vicedo, J. C. (2009). Educación física y educación intercultural: análisis y propuestas . Revista de la Facultad de Educación de Albacete , 15-23.

D´Amico, R., Yan Ho, W. K., Branislav, A., Dinold, M., Benn, T., & Holzweg, M. (2014). Voces acerca de la educación física en América Latina . Des-Encuentros, 6-14.

Del Valle, S., De la Vega, R., & Rodríguez, M. (2013). Percepción de las competencias profesionales del docente de educación física en primaria y secundaria . Revista Internacional de Medician y Ciencias de las Actividad Dísica y el Deporte , 507-526.

Delgado Noguera, M. Á. (2015). Los estilos de enseñanza de la educación física y el deporte a través de 40 años de vida profesional . Retos , 240-247.

Díaz Borbon, R. (2018). Las políticas educativas en Colombia en la era neoliberal. Bogotá : Universidad Distrital Francisco José de Caldas .

Fazio, H. (1985). Iglesia, pueblo y política. Un estudio de conflictos de intereses: Colombia 1930-1955. Universidad Javeriana.

Flores Aguilar, G., Grau Prat, M., & Soler Prat, S. (2015). La intervención pedagógica del profesorado de educación física en un contexto multicultural: prácticas, reflexiones y orientaciones . Revista Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación RETOS, 248-255.

Flores, J., Salguero, A., & Sara, M. (2008). Goal orientations and perceptions of the motivational climate in physical education classes among Colombian students. Teaching and Teacher Education, 1441-1449.

Gallo Cadavid, L. E. (2003). Cuatro hermenéuticas de la educación física en Colombia . Universidad de Antioquia , 4-17.

García Sánchez, B. Y. (2007). De la educación doméstica a la educación pública en Colombia: transiciones de la colonia a la república . Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.

Gaviria Cortés, F. (2016). La edcuación física en la voz de los estudiantes de secundaria. Un estudio de caso . Ciencia y Dpeorte Universidad Católica de San Antonio de Murcia , 107-118.

Gil Madrona, P., Contreras Jordán, O. R., & Gómez Barreto, I. (2008). Habilidades motrices en la infancia y su desarrollo desde una educación física animada. Revista Iberoamericana de Educación , 71-96.

Gil-Madrona, P., Gómez-Villora, S., Contreras Jordan, O., & Barreto Gómez, I. (2008). Justificación de la educación física en la educación infantil. Educación y Educadores , 157-179.

Glaser, B., & Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory. Chicago: Aldine Press.

González Calvo, G., & Barba, J. (2013). La perspectiva autobiográfica de un docente novel sobre los aprendizajes de educación física en diferentes niveles educativas . Cultura, Ciencia y Deporte, 171-181.

González Correa, A. M., & González Correa, C. H. (2010). Educación física desde la corporeidad y la motricidad . Hacia la promoción de la salud , 173-187.

Gutiérrez Osorio, R. A., & Morales Martínez, J. F. (2013). La educación física como mediadora de cuerpos en espacios de reclusión . Revista Corporeizando, 72-95.

Hardman, K. (2008). Physical education in schools; a global perspective . University of Worcester , 5-28.

Hardman, K., & Marshall, J. (2002). Update on the state and status of physical education world-wide. International Council of Sports Science and Physical Education, 1-17.

Hayes, S., Capel, S., Katene, W., & Cook, P. (2008). Corrigendum to "An examination of knowledge prioritization in secondary physical education teacher education courses". Teaching and Teacher Education , 330-342.

Helg, A. (1980). El desarrollo de la educación primaria y secundaria en Colombia 1918-1957. Universidad Pedagógica Nacional , 2-5.

Helg, A. (1980). La educación primaria y secundaria durante el primer gobierno de Alfonso López Pumarejo 1934-1938. Universidad Pedagógica Nacional, 1-23.

Helg, A. (1986). El desarrollo de la instrucción militar en Colombia en los años 20. Universidad Pedagógica Nacional, 1-18.

Herrera Beltrrán, C. X. (2008). Las prácticas corporales y la educación física en la escuela primaria entre 1870 -1913. Universidad Pedagógica Nacional , 1-12.

Herrera Cortés, M. C., & Díaz Soler, C. J. (20001). Educación y culutra política: una mirada multidisciplinaria. Bogotá : Plaza & Janés Editores .

Herrera Rivera, L. Á. (1987). Aportes para una historia de la educación física en Colombia . Revista Educación Física y Deportes , 70-75.

Herrera, M. C. (1993). Historia de la educación en Colombia: la república liberal y la modernización de la educación 1930-1946. Universidad Pedagógica Nacional , 1-22.

Jaramillo Uribe, J. (1980). Análisis decreto orgánizo de la instrucción pública 1870. Universidad Pedagógica Nacional .

Jiménez, A. (2017). Pensamiento pedagógico y político de Antanas Mockus: la comunicación y la constitución de un ciudadano contemporaneo. Universidad Pedagógica Nacional, 178-188.

Kamerman, S. (2006). A global history of early childhood education and care. Columbia: UNESCO.

Larraz Urgelés, A. (2002). Diseño del currículo de educación física escolar desde la praxiología motriz: el curríuclo de primaria . Universidad de Navarra , 2-29.

Le Goff, J. (2001). Apología para la historia o el oficio del historiador . México: Fondo Cultura Económica.

Lebret, L. J. (1960). Investigaciones sobre los aspectos humanos del desarrollo . IRFED, 2-14.

López Pastor, V. M., Brunicardi Pérez, D., Manrique Arribas, J. C., & Monjas Aguado, R. (2016). Los retos de la educación física en el siglo XXI. Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física, 182-187.

MacAuley, D. (1994). A history of physical activity, health and medicine. Journal of the Royal Society of Medicine, United Kingdom.

Madrona Onofre, P. G., Contreras Jordán, R., & Pastor Vicedo, J. C. (2007). Estilos de aprendizaje de los estudiantes de magisterio: especial consideración de los alumnos de educación física . Revista Currículum y Formación del Profesorado , 2-20.

Marín Gil, W. A., & Muñoz Gaviria, D. A. (2016). Apropiación de la educación física en Colombia: degeneración de la raza, formación del cuerpo y modernización. Revista Ciencias Sociales y Humanas Kénosis, 40-56.

Martínez Gorroño, M. E. (2004). La educación en Colombia liberal de los años 30 y 40: la transcendente contribución del exilio español consecuencia de la guerra civil 1936-1939. Revista Migraciones y Exilios , 9-30.

Medina, B. (1985). 1936-1986: 50 años formando profesionales para la educación física en Colombia. Educación Física y Deporte, 1-2.

Mejía J, M. R. (2014). La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo . Education Policy Analysis Archives, 01-31.

Meyer Loy, J. (1979). La educación primaria durante el federalismo: la reforma escolar de 1870. Universidad Pedagógica Nacional , 2-15.

Ministerio de Educación Nacional. (2002). Lineamientos curriculares en educación física, recreación y deportes . Bogotá, Colombia .

Ministerio Educación Nacional . (2010). Orientaciones pedagógicas para la educación física, recreación y deporte . 05-70.

Molano, A., & Vera, C. (1984). Evolución de la política educativa durante el siglo XX primera parte 1900-1957. Universidad Pedagógica Nacional .

Molina, J. D., & Peiró, C. (2008). Materiales curriuclares; clasificación y uso en educación física . Revista de Medios y Educación Universidad de Sevilla , 183-197.

Montenegro, A. (1995). An incomplete educational reform: The case of Colombia. HCO Human Capital Development and Oparations Policy, 2-30.

Mora Forero, J. (1988). La enseñanza de la historia de la educación en Colombia. Tunja : Escuela Normal Superior Santiago de Tunja.

Mora Toscano, Ó. (2010). Los dos gobiernos de de Alfonso López Pumarejo: estados y reformas económicas y sociales en Colombia (1934-1938, 1942-1945). Revista Apuntes del CENES, 151-171.

Moreno Doña, A., & Calvo Muñoz, C. (2010). Etnoeducación, educación física y escuela: transmitiendo desde la educación informal a la escuela auto organziada . Revista Ágora para la educación física y el deporte Universidad de Valladolid, 131-150.

Moreno Doña, A., Campos Vidal, M., & Almonacid Fierro, A. (2012). Las funciones de la educación física escolar: una mirada cetnrada en la justicia social y la reconstrucción del conocimiento. Revista Estudios Pedagógicos Universidad Asutral de Chile, 13-26.

Moreno Murica, J. A., & Cervelló, E. (2003). Pensamiento del alumno hacia la educación física: su relación con la práctica deportiva y el carácter del educador. Ediciones Universidad de Salamanca, 345-362.

Moreno, A., & Poblete Gálvez, C. (2015). La educación física chilena y su profesorado: proponiendo algunos retos para la investigación en el área . Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación RETOS, 291-296.

Moreno, J. A., & Hellín, P. (2006). Importancia de la educación física . Universidad de Murcia , 1-27.

Murcia Peña, N., & Jaramillo Echeverri, L. G. (2005). Imaginarios del joven colombiano ante la clase de educación física . Universidad de Caldas, 1-28.

Noguera Ramierez, C. E., Álvarez Gallego, A., & Herrera Beltran, C. X. (2015). Lecciones de historia de la pedagogía en Colombia. Escuela, maestro e infancia. Bogotá : Universidad Pedagógica Nacional .

Ossa Montoya, A. F. (2007). Nociones y conceptis de "escuela" en Colombia en la sociedad republicana 1819-1880. Revista Iberoamericana de Educación , 1-14.

Peña Castro, C. L. (2012). La educación física en el Alma Mater en Colombia . Revista Electrónica Actividad Física y Ciencias , 02-24.

Pinillos García, J. M. (2003). La educación física y el deporte en Colombia una oposición de discrusos en el periodo comprendido entre 1968 y 1991. Medellín , Colombia : Universidad de Antioquia .

Pinillos García, J. M. (2011). La constitución del campo de la educación física en Colombia en el periodo comprendido entre 1968 y 1991. Revista de Historia do Esporte.

Preciado Mora, G. (2008). Otra nueva sede... o la continucación del viacrusis. Un homenaje en los 75 años de la educación física en Colombia . Universidad Pedagógica Nacional , 145-149.

Quiceno Castrillón, H. (2003). Crónicas históricas de la educación en Colombia . Medellín : Magisterio.

Ramírez, M. T., & Salazar, I. (2007). El surgimiento de la educación en Colombia: ¿en qué fallamos? Banco de la República , 2-72.

Ramírez, W., & Vinaccia, S. (2004). El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendmiento académico: una revisión teórica . Revista Estudios Sociales , 67-75.

Renzi, G. M. (2009). Educación física y su contribución al desarrollo integral de los niños en la primera infancia . Revista Iberoamericana de educación , 02-14.

Romero Cerezo, C. (2004). Argumentos sobre la formación incial de los docentes en educación física . Revista de Cirrículum y Formación del Profesorado Universidad de Granada , 2-21.

Romero Cerezo, C. (2009). Definición de módulos y competencias del maestro con mención en educación física . Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte , 179-200.

Romero Díaz, A. (1978). A propósito de la descentralización administrativa en educación. Universidad Pedagógica Nacional .

Sáenz-López Buñuel, P., Sicilia Camacho, Á., & Manzano Moreno, J. (2010). La opinión del profesorado sobre la enseñanza de la educación física en función del género . Revista internacional de medicina y ciencias de laa actividad física y del deporte , 167-180.

Sainz Varona, R. M. (1992). Historia de la educación física . Cuadernos de Sección Eusko Ikaskuntza, 27-47.

Santos Muñoz, S. (2005). La educación física escolar ante el problema de la obesidad y el sobrepeso . Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte , 179-199.

Sicilia Camacho, Á., Sáenz-López Buñuel, P., Manzano Moreno, J. I., & Delgado Noguera, M. Á. (2009). El desarrollo curricular de la educación física en primaria y secundaria: un análsis desde la perspectiva del profesorado . Apuntes Educación Física y Deportes , 23-32.

Swanson, R. A., & Spears, B. (2002). History of sports and physical education in the United States . Washington D.C.: McGrill.

Tezanos de Mañana, A. (1981). La escuela primaria: una perspectiva etnográfica . Universidad Pedagógica Nacional .

Vaca Hernández, Á. H. (1993). Historia de la educación física en Colombia . Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Vargas Pérez, P., Orozco, V., & Rosibel. (2003). La imprtancia de la educación física en el currículo escolar . Revista de las Sedes Regionales Universidad de Costa Rica , 119-130.

Vilar, P. (1980). Iniciación al vocabulario del análisis histórico. Barcelona : Crítica.

Vygotsky, L. (1978). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Mexico D.F.: Editorial Grijalbo.

Webb, L. D. (2003). The history of american Education: a great american experiment. Arizona: Pearson.

Weinberg, G. (1980). Modelos educativos en el desarrollo histórico de América Latina . UNESCO.

Zagalaz Sanchez, M. L., Pantoja Vallejo, A., Martinez López, E., & Romero Granados, S. (2008 ). La educación física escolar desde el punto de vista del alumnado de educación primaria y del estudiante de magisterio. Revista de Investigación Educativa , 341-370.

Zuluaga Garcés, O. L. (1999). Historia de la educación en Bogotá. Bogotá: Instituto para la investigación educativa y el Desarrollo Pedagógico IDEP.

Zuluaga Garcés, O. L. (2001). Entre Lanzaster y Pestalozzi: los manuales para la formación de los maestros en Colombia 1822-1868. Revista Educación y Pedagogía, 41-49.

Zuluaga Garcés, O. L., & Ossenbach Sauter, G. (2004). Modernización de los sistemas educativos iberoamericanos siglo XX. Bogotá : Magisterio.

Zuluaga Garcés, O. L., Saldarriaga, O., Osorio, D., Echeverri, A., & Zapata, V. (2004). Génesis y desarrollo de los sistemas educativos iberoamericanos del siglo XIX. Bogotá: Magisterio.

Publicado

2024-05-27 — Atualizado em 2024-05-27

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guzmán Sierra, A. J., & García Sandoval , P. A. (2024). Uma abordagem conceitual da educação física colombiana: uma análise inicial da literatura. Pensamiento Americano, 17(33), e-701. https://doi.org/10.21803/penamer.17.33.701