Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-06-12. Leia a versão mais recente.

Análise iconográfica do tipo pictórico, como formador de nações na argentina durante a primeira metade do século XIX (1810-1852)

Autores

  • Deiner Palta Flaker Universidad Santiago de Cali

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.15.29.357

Palavras-chave:

Arte pictórica, Argentina, Costumes, Identidade, Análise Iconográfica, Estado-Nação

Resumo

Este artigo analisa exemplos representativos da arte pictórica na Argentina durante a primeira
metade do século XIX através do estudo das representações iconográficas, que, quando
comparadas com fontes escritas, revelam alegorias, símbolos e identidades nacionais. Estas
mostram as transições socioculturais de natureza política, que foram retratadas por artistas
estrangeiros e nativos no imaginário visual dos dois períodos 1810-1829 e 1830-1852. No primeiro
período, o início da arte pictórica argentina moderna exprime nas suas obras o legado heróico
deixado pelas campanhas de libertação e pelos heróis do país, no quadro do neoclassicismo
que se reflectiria ao longo da primeira metade do século XIX. No segundo período, os temas e
símbolos mudaram para reflectir um nacionalismo que ganhou força através da imagem como
discurso visual por meio do regime ditatorial do General Juan Manuel de Rosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abad, B. F. (2017). El Arte de América Latina en el siglo XIX. En M. Ugarte, Atlas Histórico de América Latina y el Caribe (págs. 621-742). Remedios de Escalada Lanús. REUN.

Amigo, R. (2013) Carlos Morel. El costumbrismo federal. Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte. (3). 25-44. https://es.scribd.com/document/256658696/Amigo-Morel-Costumbrismo-Federal

Annino, A. y Guerra. F. (2003). Inventando la nación. Iberoamérica. Siglo XIX. Fondo de Cultura Económica.

Barni, R. (2019). El recuerdo de Maipú, la batalla decisiva para impulsar la independencia de América del Sur. TN. https://

tn.com.ar/sociedad/el-recuerdo-de-maipu-la-batalla-decisiva-para-impulsar-la-independencia-de-america-del-sur_953031/

Capasso, V. (2012). El discurso visual durante el régimen rosista: imbricaciones entre lo público y lo privado. pp. 1-10. VI jornadas de investigación en disciplinas artísticas y proyectuales (La Plata). http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/40943

Domínguez, A. J. (2003). El enemigo unitario en el discurso rosista. Anuario de Estudios Americanos.60(2). 557-579. https://doi.org/10.3989/aeamer.2003.v60.i2.158

Gericault, T. (1819). Batalla de Maipú [litografía]. Buenos Aires, Museo Histórico Nacional de Buenos Aires. http://bp3.blogger.com/

Giordano, M. (2009). Nación e Identidad en los Imaginarios Visuales. ARBOR Ciencia Pensamiento y Cultura, 185(740). 1-16.

Ministerio de Educación (Argentina). (2010). Bicentenario "las fiestas mayas". Buenos Aires gobierno de la ciudad. http://

www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL002062.pdf

Monvoisin, R. (1842) Retrato Juan Manuel de Rosas [pintura]. Buenos Aires, museo de Bellas Artes de Buenos Aires. https://

www.bellasartes.gob.ar/coleccion/obra/1913/

Morel, C. (1844) El mercado de carretas en la plaza Monserrat [pintura]. Buenos Aires, museo de Bellas Artes de Buenos Aires. http://carlosraulrisso-escritor.blogspot.com/2015/04/carlos-morel-el-del-criollo-pincel.html

Panofsky, E. (1979). Iconografía e iconología: introducción al estudio del arte del Renacimiento. El significado en las artes visuales (pp. 9-387). Alianza Forma.

Pellegrini, C. (1841). Fiestas Mayas [pintura]. Buenos Aires, museo de Bellas Artes de Buenos Aires. http://ilustracionhistoricaargentina.

blogspot.com/2017/05/fiestas-mayas.html

Revisionistas. (2008). Plaza Monserrat. http://www.revisionistas. com.ar/?p=7771

Viñuales, R. G. (2003). Síntesis histórica del arte en la Argentina (1776-1930) Granada. https://www.ugr.es/~rgutierr/PDF2/LIB%20007.pdf

Waldo, A. (1981). La forja de un dictador. El caso Juan Manuel de Rosas. Crítica & Utopía. Latinoamericana de Ciencias Sociales (No. 5)

Publicado

2022-05-20 — Atualizado em 2024-06-12

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Palta Flaker, D. (2024). Análise iconográfica do tipo pictórico, como formador de nações na argentina durante a primeira metade do século XIX (1810-1852). Pensamiento Americano, 15(29), 59-70. https://doi.org/10.21803/penamer.15.29.357 (Original work published 2022)