Níveis de plágio e uso de padrões para a apresentação de trabalhos em um curso degraduação na cidade de Barranquilla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.14.27.318

Palavras-chave:

Projetos de graduação, Normas da APA, Plágio

Resumo

Introdução: Foi realizada uma pesquisa relacionada aos trabalhos de conclusão de curso aceitos para o grau acadêmico na universidade estudada na cidade de Barranquilla, Colômbia, entre 2015 e 2020. Objetivo, Método e/ou Metodologia: Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a produção acadêmica de um programa na cidade de Barranquilla, enfatizando aspectos como a modalidade de titulação, 
a metodologia de pesquisa, o uso das normas para apresentação de trabalhos estabelecidas pela American Psychological Association (APA), por meio de um desenho metodológico quantitativo e do tipo descritivodocumental. Resultados e conclusões: Das 50 teses avaliadas, 64% eram monografias, 86% dos trabalhos não foram apresentados de acordo com
as normas da APA e 44% apresentaram níveis de plágio entre 10 e 15%. Esses resultados demonstram falta de rigor na revisão dos trabalhos de conclusão de curso, violando os critérios estabelecidos no regulamento
do projeto de conclusão de curso do programa estudado no que se refere à sua estrutura, aos níveis de plágio e ao uso das normas da APA

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Cisneros-Estupiñán, M. (2012). ¿Cómo elaborar trabajos de grado? (Segunda ed.). ECOE Ediciones.

Cortés-Trujillo, J. (2015). Dificultades de la escritura de informes de investigación formativa en la educación superior en facultades de ingeniería. Revista Polisemia, 8(14), 12-23. doi:https://doi.org/10.26620/uniminuto.polisemia.8.14.2012.12-23

Escorcia-Otálora, T. (2008). El análisis bibliométrico como herramienta para el seguimiento de publicaciones científicas, tesis y trabajos de grado. (Tesis de Pregrado, Pontificia Universidad Javeriana). Archivo digital. https://www.javeriana.edu.co/biblos/tesis/ciencias/tesis209.pdf

Hernández-Islas, M. (2016). El plagio académico en la investigación cinetífica: consideraciones desde la óptica del investigador de alto nivel. Perfiles Educativos, 38(153), 120-135.

Merelles, M. (2017). El uso de recursos abiertos como apoyo en la implementación de las Normas APA. (Tesis de Pregrado. Tecnológico de Monterrey). Repositorio Institucional del Tecnológico de Monterrey. https://repositorio.tec.mx/handle/11285/622475

Murillo, J. (2011). Recomendaciones para escribir un ensayo: Normas APA. Colegio de Estudios Superiores de Administración. https://repository.cesa.edu.co/bitstream/handle/10726/301/Normas%20APA_web.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pérez-Jiménez, C., Cruz, O., García, G., Ocaña, J. & Hernández, S. (2020). Consideraciones en la enseñanza de la metodología de la investigación en las Ciencias Humanas. Revista Iberoamericana de Producción Académica y gestión Educativa, 7(13), 1-17.

Pérez-Saavedra, V., Zárate, M., Gonzáles, R. & Ampuero, E. (2008). Caracterización de las tesis de pregrado de la facutad de Enfermería de la Universidad Peruana Cayetano Heredia. Revista Enfermería Herediana, 1(1), 48-56.

Decreto 1377 del 2013. (2013, 27 de junio). Presidencia de la República de Colombia. Diario Oficial: 48.834

Reguera, A. (2008). Metodología de la investigación lingüistica: prácticas de escritura. Editorial Brujas.

Roig-Villa, R., Blasco, J., Lledó, A., & Pellín, N. (2016). Investigación e Innovación Educativa en Docencia Universitaria. Retos, Propuestas y Acciones. Universidad de Alicante. Instituto de Ciencias de la Educación

Ronda-Pérez, E., Seguí, M., Cayuela, A., Tauste, A. & Esteve, J. (2016). Plagio académico en el alumnado académico de máster en la universidad de Alicante. Universidad de Alicante. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/60520/1/Investigacion-e-Innovacion-Educativa-en-Docencia-Universitaria_105.pdf

Sanabria, L. (2014). Conceptualización jurídica del plagio en Colombia. Revista Colombiana de Cirugía, 29(2), 88-97.

Timal, S. & Sánchez, F. (2017). El plagio en el contexto del derecho de autor. Tla-melaua, 11(42), 48-66.

Torres, S., González, A. & Vavilona, I. (2013). La cita y referencia bibliográfica: guía basada en las Normas APA (Tercera ed.). Biblioteca UCES. https://www.revistaespacios.com/citasapa.pdf

Universidad del Atlántico. (2017). Reglamento de Trabajo de Grado del Programa. https://uniatlantico.edu.co/uatlantico/sites/default/files/docencia/facultades/pdf/ciencias- humanas/filosofia/NUEVO%20REGLAMENTO%20TG%20PROGRAMA %20DE%20FILOSOFI%CC%81A.pdf

Valderrama, J. (2016). ¿Cuánto debo plagiar para no ser acusado de plagiador? Formación Universitaria, 9(4), 1-2.

Venegas, R., Zamora, S. & Galdames, A. (2016). Hacia un modelo retórico-discrusivo del macrogénero Trabajo Final de Grado en Licenciatura. Revista Signos, 49(1), 247-279.

Publicado

2021-05-01 — Atualizado em 2021-05-01

Versões

Edição

Seção

Ciências da Educação

Como Citar

Nieto Mendoza, I. . (2021). Níveis de plágio e uso de padrões para a apresentação de trabalhos em um curso degraduação na cidade de Barranquilla. Pensamiento Americano, 14(27), 137-144. https://doi.org/10.21803/penamer.14.27.318 (Original work published 2021)