Identidade do lugar e cuidado com o ambiente físico da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.17.35.650

Palavras-chave:

Cuidado, Educação, Ambiente físico, Identidade de lugar

Resumo

Objetivo: Examinar a relação entre a identidade local e o cuidado com o ambiente físico da escola. Embora o cuidado seja entendido como um atributo do relacionamento que requer educação e comprometimento, como um relacionamento entre o cuidador e o cuidado, ele é alcançado quando ambas as pessoas o aceitam, nutrem e se comprometem com ele. Metodologia: foi utilizada uma abordagem de método misto, com o uso de estatísticas descritivas para apresentar as informações; a análise dos dados foi feita com o uso do software estatístico IBM SPSS para realizar testes estatísticos e relações entre variáveis, contrastando com seu aspecto qualitativo de observação por meio de uma lista de verificação, apenas para aumentar a confiabilidade. Resultados: foi demonstrada uma relação positiva entre a identidade do lugar e o cuidado com o ambiente físico da escola;
com relação à identidade do lugar e aos níveis de educação dos alunos, a relação é inversa e negativa, com um valor dependente de -10,71. Conclusões: os resultados podem ser usados para criar diretrizes educacionais que contribuam para estratégias institucionais, a fim de alcançar maior consciência e cuidado com o espaço que utilizam, concluindo que as
escolas devem ser concebidas como ambientes que ressoam profundamente com os alunos, promovendo um senso mais forte de identidade e conexão, para resolver as oportunidades de melhoria encontradas na identidade de lugar à medida que os níveis acadêmicos dos alunos aumentam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alfredo Flórez Gutiérrez , Corporación educativa del litoral

    Doctor en Ciencias de la Educación, Magister en Educación, Especialista en Pedagogia para el Desarrollo del Aprendizaie Autónomo y Licenciado en Blologia. Experiencia en alta dirección de procesos académicos como vicerrector o director de unidades estratégicas. Experiencia en procesos pedagógicos y planeación curricular. Experiencia en procesos de acreditación, renovación o creación de programas en educación superior, Docente universitario en pedagogía, didáctica y planeación curricular.

  • Mauricio Santamaria Ruiz, Universidad de la Costa

    Maestrando en Negocios y administracion por la Universidad Autónoma del Caribe. Especialista en alta gerencia, Administrador de Empresas, Diplomado en MIPG; Licenciada en pedagogía y docencia universitaria, Profesora-Investigadora con experiencia en proyectos de realeza, en el área de ciencias sociales, en las sublíneas de gestión del talento humano, liderazgo, administración social, administración estratégica, psicología. Con manejo de las TIC y con conocimientos de análisis de estados financieros, gestión de calidad, desarrollo y cumplimiento de indicadores, Excel avanzado, análisis, dominio y creación de bases de datos, líder diligente, emprendedor y resonante.

Referências

Buendía, E. Leonor, Colas P. y Hernández F. 1998. Métodos de Investigación en Psicopedagogía. Editorial Mc Graw Hill. España.

Breakwell, G (2014). Identity Process Theory. Identity Social Action and Social Change. Cambridge Unviersity Press.

Canter, D (1977) “The Psychology of place”.Ed The Arquitectural Press, London.

Chauxe, 2005. Las relaciones de cuidado en el aula y la institución educativa. . La educación desde las éticas del cuidado y la compasión. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá - Colombia. Pgs 127 – 143.

Cajiao, Francisco. 2004. La Ética del Cuidado. En www.seduca.gov.co/portal/herramientas/el_cuidado_francisco_cajiao.doc.

Cifuentes, M. Jairo. 2005. “La ética del Cuidado y la Compasión una respuesta a los problemas del mundo actual” - Vicerrectoría Académica – Pontificia Universidad Javeriana. Congreso “La educación desde las éticas del cuidado y la compasión”. Bogotá.

Escobar, A. Patricia. 2005 - El cuidado de las relaciones de familia como eje integral del crecimiento de los niños en la formación moral de la escuela - . La educación desde las éticas del cuidado y la compasión. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá - Colombia. Págs 81 – 88.

Goleman Daniel. 2006. Inteligencia Social. Editorial Planeta Mexicana S.A. pgs 86 -87.

Holahan, C. 1999. Psicología Ambiental: un enfoque general. Editorial Limusa. México DF.

Knez, 2005. Attachment and identity as related to place and its perceived climate. Journal of Environmental Psychology 25. 207 – 218.

Proshansky, Fabian y Kaminoff (1983). “Place-identity; physical world socialization of the self. Journal of Environmental Psychology. Academic Press Inc. London.

Lalli, M. 1992. Urban Related Identity: theory, measurement and empirical findings. Psicological Institute, technical University of Darmstadt, Germay. Journal of environmental psychology. Ademic press ltd. 285 – 303.

Mesa, J. Alberto 2005. La ética del cuidado y sus implicaciones en la formación moral en la escuela. En el Libro, La Educación desde las Éticas del Cuidado y la Compasión. Editorial Pontifica Universidad Javeriana. Bogotá – Colombia. Pg 25.

Morín E, Ciurana E, & Motta R. 2002. Educar en la Era Planetaria. UNESCO, Editorial Universidad de Valladolid.

Neisser, U. et al. 1996. Intelligence: Knowns and unknowns. American Psychologist. Washington D.C., Feb., vol. 51, n.º 2, págs. 77-101.

Noddings, N. (2002) Educating Moral People, Sage Publication.

Noddings, N (1992). The Challenge to care in the Schools. Second Edition.

Olweus, Dan & Roland, Erling (1983) Mobbing – bakgrunn og tiltak. Oslo: Kirke- og Undervisningsdepartementet.

Trilla, J. (1993) La educación y la ciudad. (1993) En Otras Educaciones. Anthropos. Barcelona. Pp. 177-203.

Páramo, Pablo – 2008. Investigación en ciencias Sociales. Universidad Piloto de Colombia – Bogotá. Pg 172.

Páramo, Pablo 2007. El significado de los lugares públicos para la gente en Bogotá. Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá Colombia.

Relph, Edward (1976) Place and Placelessness. London: Pion.

Twigger-Ross, C.L., & Uzzell, D. L. (1996) Attachment and Identity Related to Place a Perceived Climate. Journal of Environmental Psychology, 25, 207-218.

Zimmermann, M 1998. Psicología Ambiental y Calidad de Vida. Bogotá D.F. Edición Marcel Zimmermann.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Flórez Gutiérrez , A., & Santamaria Ruiz, M. (2024). Identidade do lugar e cuidado com o ambiente físico da escola. Pensamiento Americano, 17(35), e-650. https://doi.org/10.21803/penamer.17.35.650