A internacionalização do ensino superior na perspetiva dos estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.17.34.672

Palavras-chave:

Atitudes, Educação internacional, Ensino superior, Profissionais

Resumo

Introdução: A Corporación Universitaria del Caribe-CECAR tem estado interessada em criar espaços de internacionalização a partir da academia, transformando os seus processos de ensino-aprendizagem em relação às exigências do mundo globalizado; isto tem permitido desenvolver e fortalecer, nestes futuros profissionais, as competências e habilidades que se ajustem às necessidades laborais e sociais do contexto em que irão trabalhar. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar as percepções dos estudantes do practicum relativamente à internacionalização do ensino superior e descrever os benefícios da internacionalização nestes processos. Método: A metodologia aplicada teve uma abordagem descritiva mista; os instrumentos de recolha de dados foram a escala de Likert para medir a internacionalização do CECAR e a revisão documental.
Resultados: No âmbito dos resultados, evidenciou-se que, em 2021-2, 79% dos alunos de estágio têm uma atitude positiva e apenas 21% têm uma atitude de rejeição relativamente aos processos de internacionalização. Em relação aos seus principais benefícios, destacase o aspeto do pensamento crítico que é desenvolvido nos profissionais que lhes permite comunicar assertivamente em diversos contextos e gerar redes académicas internacionais.
Conclusões: Concluise que os estudantes de graduação estão interessados em participar em actividades de internacionalização, permitindo-lhes articular o seu processo académico com experiências internacionais no seu estágio curricular, nas quais podem reforçar as suas capacidades e competências profissionais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliana Patricia Álvarez Ruíz, Corporación Universitaria del Caribe

    Vicerrectora de Extensión y Relaciones Interinstitucionales de la Corporación Universitaria del Caribe (CECAR) e Investigadora de la misma institución, integrante del grupo de investigación: Investigadores de Educación a Distancia IDEAD, con la línea de investigación: Educación superior, en el contexto internacional. Docente catedrática de la misma universidad. Más de 20 años de experiencia profesional en cargos académicos, administrativos y directivos en el sector de la Educación Superior. Miembro completo de la OWSD Colombia. Administradora de empresas, especialista en gerencia de recursos humanos, magister en administración de la Universidad del Norte de Barranquilla – Colombia. Estudiante de Doctorado de la Universidad Nacional de Rosario Argentina.

  • Patricia Mendivil Hernández, Corporación Universitaria del Caribe

    Estudiante de Doctorado en Desarrollo Regional y Local. Coordinadora Institucional de Práctica Profesional, Corporación Universitaria del Caribe- CECAR

  • Mónica Isabel Herazo Chamorro, Corporación Universitaria del Caribe
    Psicóloga, Especialista en Investigación Aplicada a la Educación, Magíster en Ciencias de la Educación, Docente de tiempo completo del programa Licenciatura en Pedagogía Infantil, docente investigadora y de proyección social.   
  • Marisela Restrepo Ruíz, Corporación Universitaria del Caribe

    Docente universitaria, Magister en enseñanza del inglés. Autora del libro de investigación: Improving EFL Teaching Methodology; It’s research, not a guide. Actualmente es la Coordinadora de área de la Licenciatura en Inglés de CECAR.

  • Eduardo González Sánchez, Corporación Universitaria del Caribe

    Estudiante de Doctorado en Desarrollo Regional y Local. Director de Proyección Social y Prácticas, Corporación Universitaria del Caribe- CECAR. Sincelejo, Colombia CECAR.

Referências

Altbach, P. (2002). Perspectives on internationalizing higher education. International Higher Education, 27.

Aguilar D. & Riveros, A. (2015). Gestión de la internacionalización de la Universidad de Costa Rica y su vínculo con Centroamérica y el Caribe. Revista Gestión de la Educación, 12(2), 99-135. http://dx.doi.org/10.15517/rge.v5i2.19968

Avolio De Cols, A. & Iacolutti, M. (2006). Enseñar y evaluar en formación por competencias laborales. Conceptos y orientaciones metodológicas. Buenos Aires: Banco Interamericano de Desarrollo.

Brandenburg, U., Jones, E., & Leask, B. (2019). Internationalisation in higher education for society – A new agenda for future research in international education. EAIE Forum, pp. 9–11.

Briñol, P., Falces, C., & Becerra, A. (2007). Psicología Social. Madrid, España. Obtenido de https://www.uam.es/otros/persuasion/papers/Actitudes.pdf

Cardoso, X. (2009). Hacia la Internacionalización de la educación superior. página wed mineducacion.gov.co. recuperado de Informe No. 1 (mineducacion.gov.co)

Castellanos, A. (2008). Desarrollo de la práctica profesional, para una integración formativa. Disponible en: http://www.cvss.udg.mx/cvss/files/File/practicas_anarosa.pdf

Corporación Universitaria del Caribe – CECAR. (2022). Proyecto Educativo Institucional. Recuperado en: https://drive.google.com/file/d/1IJtTWaQx6ov1dICXve5qAR3GvDGI77yF/view

Coordinación Institucional de Práctica profesional y Pasantía – CECAR (2019). Lineamiento de la práctica profesional. CECAR.

de Wit, H. (2018). Internationalization of higher education, historical perspective. In P. N. Teixeira, & J. C. Shin, The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions. Dordrecht: Springer.

de Wit, H., & Altbach, P. G. (2021). Internationalization in higher education: Global trends and recommendations for its future. Policy Reviews in Higher Education, 5(1), 28–46.

de Wit, H., Hunter, F., Howard, L., & Egron-Polak, E. (2015). Internationalisation of higher education. European Union.

Escalante, E., Repetto, A., & Mattinello G. (2011). Exploración y análisis de la actitud hacia la estadística en alumnos de psicología Liberabit. Revista de Psicología, vol. 18, núm. 1, pp. 15-26. https://www.redalyc.org/pdf/686/68623931003.pdf

Fernández, I., Ubillos, S., Zubieta, E., Paez, D., & Mayordomo, S. (2004). Psicología social, cultural y educación. España: Pearson Educación.

Farfán, M. & Durán, E. (2016). Informe de percepción sobre Internacionalización en el área Económico Administrativa. Foro Internacional de Innovación Docente (pp. 75-103). México: Red Innova Cesal, Recuperado de https://goo.gl/dDRLN8

Fernández, J. (2004). La transversalidad curricular en el contexto universitario: un puente entre el aprendizaje académico y el natural. Revista Fuentes, 5, 1-12. Recuperado de https://goo.gl/xzZ6Ua

Ferreiro, R. (2006). El reto de la educación del siglo XXI: la generación N. Apertura. Revista de Innovación Educativa, 6(5), 72-85. Recuperado de https://goo.gl/SV7mZn

González, J. (2007). Internacionalización de la educación superior. Universidades, (33), 3-10. Recuperado de https://goo.gl/9gC5dX

Guido, E. & Guzmán, A. (2012). Criterios para internacionalizar el currículo universitario Revista Actualidades Investigativas en Educación, 12 (1), 1-25. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v12i1.10253

Henríquez-Fuentes, G. ., Higuera-Ojito, V. H. ., Rosano Reyes, E. ., Robles, N. ., & Aragaki, A. . (2019). Estrategias de formación en busca de una Universidad socialmente responsable. Pensamiento Americano, 12(24), 180-197. https://doi.org/10.21803/pensam.v12i2

Knight, Jane (1994). Internationalization of Canadian Universities. PhD Thesis, Michigan State University.

Knight, Jane (2005). "An Internationalization Model: Responding to New Realities and Chellenges: The International Bank for Reconstruction and Development/The World Bank". In Hans de Wit, Isabel Christina Jaramillo,

Jaramillo Valencia, B. ., Borja Perlaza, A. M. ., & Ríos Ortiz, D. . (2019). Influencia del proceso de inclusión a la inversa en el contexto educativo. Pensamiento Americano, 12(24), 69-78. https://doi.org/10.21803/pensam.v12i24.3114.335

Jocelyne Gacel–Avila and Jane Knight(Eds) Higher Education in Latin America. Washington, The World Bank. Recuperado en: https://documents1.worldbank.org/curated/ar/857841468091483395/pdf/343530PAPER0LA101OFFICIAL0USE0ONLY1.pdf#page=31

López, R. (2018). Propuesta de internacionalización desde las estrategias didácticas universitarias. Alteridad, 13(2), 239-250. https://doi.org/10.17163/alt.v13n2.2018.07.

Ministerio de Educación Nacional – MEN. (2019). Decreto 1330 de 2019. Recuperado en: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-387348_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional – MEN. (2009). Internacionalización de la educación superior.

Moctezuma, P., & Navarro, A. (2011). Internacionalización de la educación superior: aprendizaje institucional en Baja California. Revista de la Educación Superior, 40(3), 47-66. Recuperado de https://goo.gl/65hLLu

Moreno, T. (2011). Didáctica de la Educación Superior: nuevos desafíos en el siglo XXI Perspectiva educacional. Formación de profesores, 50(2), 26-54. Recuperado de https://Goo.gl/uEXH1v

Oleksiyenko, A.V., Ros, V. (2023). Human agency and legacy-innovation tensions in the internationalization of higher education: Re-orientations managed by internationally-educated scholars of Central Asia, International Journal of Educational Development, 97, art. no. 102716. Recuperado de: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85145739350&doi=10.1016%2fj.ijedudev.2022.102716&partnerID=40&mDOI: 10.1016/j.ijedudev.2022.102716

Priego, H. (2016). Estrategias de internacionalización educativas en el ámbito de las Ciencias de la Salud. Foro Internacional de Innovación Docente. Red Innova Cesal, México. 37-47. Recuperado de https://goo.gl/EYrmTz

QIANG, Z. (2003). Internationalization of higher education: a conceptual framework. Policy Features in Education, 1(2), 248-270. Recuperado de https://goo.gl/XpaaRw

Quintana Zavala, M.O., & Paravic Klijn, T. (2011). Internacionalización de la Educación en Enfermería y sus desafíos. Enfermería Global, 10(24)https://dx.doi.org/10.4321/S1695-61412011000400017

Rodríguez, A. (2014). Internacionalización curricular en las universidades latinoamericanas. Revista Argentina de Educación Superior, 6(8), 149-168. Recuperado de https://goo.gl/9Tcer1

Sittenfeld, A. & Muñoz, M. (2012). El componente de la internacionalización en el régimen académico de la Universidad de Costa Rica Revista Actualidades Investigativas en Educación, 12(1), 1-19. https://doi.org/10.15517/aie.v12i1.10255

Trigos, L. (2016). La internacionalización como estrategia de formación en la educación superior. Foro Internacional de Innovación Docente (pp. 4-20). México: Red Innova Cesal. Recuperado de https://goo.gl/rvh3kS

Zolfaghari, A., Sabran, M., & Zolfaghari, A. (2009). Internationalization of higher education: challenges, strategies, policies and programs. US-China Education Review, 6(5), 1-9. Recuperado de https://goo.gl/XNo7iG

Publicado

2024-06-25 — Atualizado em 2024-08-06

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Álvarez Ruíz, L. P., Mendivil Hernández, P., Herazo Chamorro, M. I., Restrepo Ruíz, M., & González Sánchez, E. (2024). A internacionalização do ensino superior na perspetiva dos estudantes universitários. Pensamiento Americano, 17(34), e-672. https://doi.org/10.21803/penamer.17.34.672 (Original work published 2024)