Redes de apoio: melhorar a eficácia escolar de CECYTEO Ixtlán, Sierra Norte, Oaxaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.17.35.769

Palavras-chave:

Educação básica, Eficácia escolar, Método de ensino, Redes de apoio

Resumo

Introdução: A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e deve ser fortalecida e retroalimentada constantemente, pois desempenha um papel muito importante no fortalecimento e na melhoria do desenvolvimento socioeconômico nos níveis local, regional e nacional. Objetivo: Propor um método de ensino focado no uso de redes de apoio entre os alunos por meio do trabalho colaborativo para melhorar a eficácia das escolas afetadas pela pandemia da COVID-19. Metodologia: Baseia-se em uma abordagem de pesquisa-ação com dados de fontes primárias, tomando como estudo de caso o Colégio
de Estudos Científicos e Tecnológicos do Estado de Oaxaca CECYTEO, unidade 03 Ixtlán, localizado na região de Sierra Norte do estado de Oaxaca. Resultados: Os indicadores de reprovação, eficiência terminal e evasão escolar foram analisados em quatro ciclos escolares,
de 2018-2019 a 2021-2022. O contexto foi identificado como o principal fator que afeta o ambiente educacional durante e após a pandemia. Conclusão: conclui-se que o método de ensino proposto pode influenciar a melhoria da eficácia escolar e favorecer um ambiente
institucional de trabalho colaborativo no ensino médio superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maribel Pérez Pérez, Instituto Tecnológico de Oaxaca.

    Doctora en Ciencias en Desarrollo Regional y Tecnológico. Posdoctorante del Instituto Tecnológico de Oaxaca. Oaxaca de Juárez, México. ORCID: 0000-0002-2374-1202, Google Scholar: https://scholar.google.com.mx/citations?hl=es&view_op=list_works&gmla=ABOlHixLRa_erpx_lMAyRj90upib7F244TPRqgNbG9sHWhTkIH8IsCl8bZhCSt-1563dJIxg07kpiw7eo8c_f_wyXCD7YuPs1A&user=lPcXZOAAAAAJ 

  • Julita Moreno Avendaño, Instituto Tecnológico de Oaxaca.

    Doctora en Ciencias en Desarrollo Regional y Tecnológico. Posdoctorante del Instituto Tecnológico de Oaxaca. Oaxaca de Juárez, México. E-mail: julitamorenoave@gmail.com. ORCID: 0000-0001-7482-8159, Google Scholar: https://scholar.google.es/citations?hl=es&pli=1&user=R5wrrj8AAAAJ

Referências

Alonso-Tapia J. (1997). Motivar para el aprendizaje; Teoría y Métodos. EDEBÉ.

Argudín, Yolanda (coord.) (2005). Educación basada en competencias: Nociones y antecedentes. Ed. Trillas.

De la Orden, Arturo (1992). La universidad ante el quinto centenario. Actas del congreso Internacional de Universidades organizado por la Universidad Complutense. Madrid 1992. Ed. Complutense.

Diario Oficial de la Federación. (2022). ACUERDO número 11/06/22 por el que se regulan las acciones específicas y extraordinarias para la conclusión del ciclo escolar 2021-2022 y el inicio del ciclo escolar 2022-2023. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5656485&fecha=28/06/2022#gsc.tab=0

Díaz Barriga, F. (1998, octubre-diciembre). Una aportación a la didáctica de la historia. La enseñanza-aprendizaje de habilidades cognitivas en el bachillerato. Perfiles Educativos, (82), 1-31.

Diaz Barriga, F. (2002). Métodos docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw-Hill Interamericana.

Galindo L., Ruíz E., Martínez N., Galindo R. (2015). El aprendizaje colaborativo en ambientes virtuales. Editorial Centro de estudios e investigaciones para el desarrollo docente, CENID AC.

INEE (2012). Panorama Educativo de México. Indicadores del Sistema Educativo Nacional. Educación Básica y Media Superior. https://www.inee.edu.mx/evaluaciones/panorama-educativo-de-mexico-isen/

Mason Bustos, Francis. (2015). Global citizenship education and intercultural learning: obstacles and opportunities. Si Somos Americanos. Revista de Estudios Transfronterizos, 15(2),67-95. https://dx.doi.org/10.4067/S0719-09482015000200004

Muijs, D. y Rumyantseva, N. (2014, september). Coopetition in education: Collaborating in a competitive environment. Journal of Educational Change, 15(1), 1-18.

Murillo Torrecilla, F. J. (2003). La investigación en eficacia escolar y mejora de la escuela como motor para el incremento de la calidad educativa en Iberoamérica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 3 (2), 0.

Orellana, A. (2008). Métodos en educación. Ediciones Mc Graw Hill.

Pérez, M (2019). Factores socioeconómicos que inciden en el desempeño académico de los alumnos del nivel medio superior en las ciudades de Oaxaca 2000-2015 Oaxaca, México. [Tesis de doctorado, Instituto Tecnológico de Oaxaca].

Pérez Serrano, G. (1998). Investigación cualitativa: retos e interrogantes. Madrid: Muralla.

Perrenoud, Philippe (2011). Construir competencias desde la escuela. J.C. Sáenz.

Restrepo Gómez, B., (2004). La investigación-acción educativa y la construcción de saber pedagógico. Educación y Educadores, (7), 45-55.

Revelo-Sánchez, O; C. A. Collazos-Ordoñez, y J. A. Jiménez-Toledo, (2018, enero-abril). Collaborative work as a didactic strategy for teaching/learning programming: a systematic literature review. Tecnológicas, 21 (41),115-134.

Rodrigo, María y Arnay, José (1997). La construcción del conocimiento escolar. Paidós Ibérica.

Sanz, J. R., y Serrano, Á. (2016, marzo). El desarrollo de capacidades en la educación. Una cuestión de justicia social. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, (46),1-16. http://www.sinectica.iteso.mx/articulo/?id=46_el_desarrollo_de_capacidades_en_la_educacion_una_cuestion_de_justicia_social

SEP. (2008). Glosario. Términos utilizados en la Dirección General de Planeación y Programación. México: SEP. Obtenido de http://cumplimientopef.sep.gob.mx/2010/Glosario%202008%2024-jun-08.pdf

UNESCO (2023). Lo que hay que saber sobre la educación para la ciudadanía global. UNESCO. https://www.unesco.org/es/global-citizenship-peace-education/need-know

Villa Lever, Lorenza (2014, enero-abril). “Educación media superior, jóvenes y desigualdad de oportunidades”. Innovación educativa, 14 (64), pp. 33-45.

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Pérez Pérez, M. ., Moreno Avendaño, J., & Ramos Soto, A. L. (2024). Redes de apoio: melhorar a eficácia escolar de CECYTEO Ixtlán, Sierra Norte, Oaxaca. Pensamiento Americano, 17(35), e-769. https://doi.org/10.21803/penamer.17.35.769