Mobbing: o impacto psicológico sobre os acadêmicos, e as repercussões no sentido de pertencimento e permanência trabalhista

Autores

  • Sonia Villagrán Rueda Universidad Autónoma de Zacatecas http://orcid.org/0000-0001-5389-574X
  • David Jasso Velázquez Universidad Autónoma de Zacatecas
  • María Dolores Aldaba Universidad Autónoma de Zacatecas
  • Mónica Rodríguez Ortiz Universidad Autónoma de Zacatecas

DOI:

https://doi.org/10.21803/pensam.v10i18.46

Palavras-chave:

Mobbing, Sentimento de pertencimento, Manutenção do emprego

Resumo

Este capítulo aborda o estudo do mobbing e seu impacto psicológico sobre dimensão do pertencimento e permanência trabalhistas. A pesquisa é abordada a partir de uma perspectiva holística corroborando que o sentimento de pertencimento trabalhista está significativamente afetada pelas práticas de mobbing que são geradas nas Instituições de Ensino Superior. A fundamentação teórica permite evidenciar a necessidade de estudar e analisar a psicologia a partir da perspectiva dos modelos racionais, o que nos leva a falar da empesarialização das universidades. Além disso, em termos de metodologia, busca-se a compreensão de significados baseado na construção de dados; para conseguir isso, foram projetados instrumentos próprios a partir das técnicas quantitativas e qualitativas em uma universidade pública com pessoal docente (inquéritos e entrevistas). Os resultados e conclusões obtidos permitiram observar a presença, embora não significativa do mobbing; seus efeitos psicológi-cos e seu impacto sobre a adesão e permanência no trabalho

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Villagrán Rueda, Universidad Autónoma de Zacatecas

    Doctora en Psicología y Educación, Perfil PRODEP, Líder del Cuerpo Académico UAZCA-214 Psicología, Educación e Institucio- nes, Docente Investigador de la Unidad Académica de Psicología de la Universidad Autónoma de Zacatecas, México. sonia_villagran@hotmail.com

  • David Jasso Velázquez, Universidad Autónoma de Zacatecas

    Docentes Investigadores de la Universidad Autónoma de Zacatecas.

  • Mónica Rodríguez Ortiz, Universidad Autónoma de Zacatecas

    Docentes Investigadores de la Universidad Autónoma de Zacatecas

Referências

Bermúdez, G. & García, Z. (2012). El acoso laboral y la seguridad social. México: UNAM.

Castillo, A. (2008). Sentido de pertenencia. Es-paña: Pensamiento Iberoamericano.

CEPAL (2007). Anuario estadístico de América Latina y el Caribe. Capítulo 1, aspectos demográficos, con especial énfasis en la dimensión de género.

Chiavenato, I. (2004). Introducción a la teoría general de la Administración. Bogotá: McGraw-Hill.

Clarke, M. (2009). Ética política de identidad docente. Colombia: Harvard Business.

Deutsch, J. (2001). Psicología. México: Mc-Graw-Hill.

EMIES (2012). Evaluación del Mobbing en ins-tituciones de educación superior. México: Universidad Autónoma de Zacatecas.

Einarsen, S. (2000). Harassment and bullying at work: a review of the scandinacions approach. Agression and violent beha-v ior, 5(4), 379-401.

Gold, Y. & Roth, R. (1993). Manejar el estrés de los profesores y prevenir el desgaste. La solución profesional de la salud. London: The Falmer Press.

Góngora, H. (2002). Organizaciones. Colombia: Gedisa.

Ibarra, E. (2002). La nueva universidad en México: transformaciones reales y perspec-tivas. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 7. Revista de Educación Superior, XXXVII(I)(149),173-182.

Jaramillo Lotero, R. A. (2017). Una mirada a la competitividad. Dictamen Libre, (20), 87–98. https://doi.org/10.18041/2619-4244/dl.20.2893

Jiménez, M. (2002). Lecturas de pedagogía dife-rencial. Madrid: Dykinson.

Leymann, H. (1990). Mobbing y terror psico-lógico en los lugares de trabajo. Suecia: Universidad de Estocolmo Instituto Nacional de Salud Laboral.

Leymann, H. (1996). Contenido y desarrollo del acoso grupal (“mobbing”) en el trabajo. Bilbao European Journal, 5(2).

Martínez, M. (2012). El acoso psicológico en el trabajo y mobbing: patología emergente. España: Universidad de Valladolid.Martínez C. & Salanova M. (2005). Centro de competencia. Recuperado de http://www.Proformar.org/revista/edico_7/Burnout_professores_españa. pdf

Malvezzi, L. (2004). Desarrollo de personal. México: Deusto.Myers, D. (2006). Psicología. Madrid: Editorial Médica Panamericana.

Namie, B. (2003). El acoso psicológico. España: Esparta.

Peiró, J. (2004). Tratado de Psicología del trabajo. Tomo I. España: Thomson.

Peña, F. & Sánchez, S. (1998). El mobbing y su impacto en la salud. Buenos Aires: Aguilar.

Piñuel & Zabala (2001). Mobbing: cómo sobrevivir al acoso psicológico. España:

Salterrone Santander. UGT (2001). Guía sobre la prevención de riesgos laborales. Valencia, Comisión Ejecutiva Confederal UGT., España.

Zemelman, H. (2003). Los horizontes de la razón. Tomo I. Dialéctica y apropiación del presente. España: Anthropos. Sonia Ortiz95http://coruniamericana.edu.co/publicaciones/ojs/index.php/pensamientoamericano

Publicado

2017-01-26 — Atualizado em 2017-05-30

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

Villagrán Rueda S., Jasso Velázquez D., Aldaba, M. D., & Rodríguez Ortiz M. (2017). Mobbing: o impacto psicológico sobre os acadêmicos, e as repercussões no sentido de pertencimento e permanência trabalhista. Pensamiento Americano, 10(18), 77-95. https://doi.org/10.21803/pensam.v10i18.46