Explorando a relação entre idade e comportamentos de sustentabilidade ambiental entre estudantes da Universidade Simón Bolívar entabilidade ambiental estudantes da Universidade Simón Bolívar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21803/penamer.18.38.887

Palavras-chave:

Comportamentos sustentáveis, Idade, Ensino superior

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, tem crescido o interesse em reconhecer a idade como um elemento-chave da diversidade e da inclusão no ensino superior, sendo
considerada um meio valioso para promover comportamentos sustentáveis. Objetivo: Explorar a relação entre a idade e os comportamentos de sustentabilidade ambiental entre estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Simón Bolívar, em
Barranquilla, Colômbia. Metodologia: Foi aplicado um questionário com alfa de Cronbach de 0,871 a 82 estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Simón Bolívar. Resultados: Os resultados indicam que a relação entre idade e comportamentos de sustentabilidade ambiental entre os estudantes é mais evidente entre 22 e 23 anos (p < 0,005; valor observado = 0,018). Conclusões: Esse achado reforça a ideia de que a idade atua como um fator determinante no desenvolvimento de uma maior sensibilidade moral e ética em relação a comportamentos coerentes com os
princípios da sustentabilidade ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourdes Isabel Albor-Chadid, UNIVERSIDAD SIMON BOLIVAR

    DOCTORA METODOS ALTERNOS DE SOLUCION DE CONFLICTOS. 

  • Brayan Stevenn Dominguez Lozano, UNIVERSIDAD SIMON BOLIVAR

    PROFESOR 

  • Karen Margarita Saenz Diaz, UNIVERSIDAD SIMON BOLIVAR

    Estudiante Programa de Psicología

  • Gabriela Mutis Rodríguez , UNIVERSIDAD SIMON BOLIVAR

    Estudiante Programa de Psicología

Referências

Albor-Chadid, L. I., & Rodríguez-Burgos, K. (2022). Estudios aplicados de la teoría de la autodeterminación en estudiantes y profesores, y sus implicaciones en la motivación, el bienestar psicosocial y subjetivo. Revista eleuthera, 24(1), 56-85.

Aleixo, A. M., Leal, S., & Azeiteiro, U. M. (2021). Higher education students' perceptions of sustainable development in Portugal. Journal of Cleaner Production, 327, 129429.

Argüelles, J. J. I., Gómez, C. E. I., & Guariguata, M. J. G. (2023). Transformación universitaria: hacia una gestión sostenible y praxeológica. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores.

Bayraktar, A., Kleftodimos, G., Kyrgiakos, L. S., Kleisiari, C., Vlontzos, G., & Belhouchette, H. (2024). Assessing climate change awareness among mediterranean university students: a comparative study of french and greek universities. Journal of Environmental Studies and Sciences, 1-15.

Busch KC, Henderson JA, Stevenson KT (2019) Ampliación de las epistemologías y metodologías en la investigación sobre educación sobre cambio climático. Environ Educ Res 25(6):955–971. https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1514588

Domínguez-Lozano, B., Enamorado-Estrada, J., Albor-Chadid, L., Osorio Villegas, I., Botero Guerrero, M. & Hoyos Hernández, G. (2020). Actitudes ambientales en estudiantes universitarios, Barranquilla 2019. En L.I. Albor-Chadid (Comp.), Crisis Ambiental: Racionalidad, planteamiento dialógico por una nueva percepción ambiental (pp.97-122). Barranquilla: Ediciones Universidad Simón Bolívar.

Foro Económico Mundial (2024). https://es.weforum.org/stories/2023/01/estos-son-los-mayores-riesgos-a-los-que-se-enfrenta-el-mundo/

Lara Salas, J. F. (2023, Apr 12). Concurso busca a tres jóvenes ticos para llevarlos a cumbre climática COP28 en dubái: Fecha límite para inscribirse en programa operación COP es este 16 de abril a las 5 p. m., organización cubrirá gastos de viajeros quienes acompañarán a negociadores ticos. La Nación Retrieved from https://www.proquest.com/newspapers/concurso-busca-tres-jóvenes-ticos-para-llevarlos/docview/2799823003/se-2

Leal Filho W, Mifsud M, Molthan-Hill PJ, Nagy G, Veiga Ávila L, Salvia AL (2019) Escepticismo sobre el cambio climático en las universidades: un estudio global. Sustainability 11(10):2981. https://doi.org/10.3390/su11102981

Ma L, Shahbaz P, Haq SU, Boz I (2023) Exploración del papel moderador de la educación ambiental en la promoción de un medio ambiente limpio. Sustainability 15(10):8127. https://doi.org/10.3390/su15108127

Ojala, M. (2011). Hope and climate change: the importance of hope for environmental engagement among young people. Environmental Education Research, 18(5), 625–642. https://doi.org/10.1080/13504622.2011.637157

Paltaki A, Michailidis A (2020) Necesidades de formación de los estudiantes en materia de agricultura de precisión. Int J Sustain Agric Manag Inform 6(3):202–213. https://doi.org/10.1504/IJSAMI.2020.112081.

Salazar-Ceballos, A., & Álvarez-Miño, L. (2020). Empatía y percepción del riesgo del cambio climático en estudiantes de Ciencias de la Salud. Duazary, 17(3), 10-24.

Simon, A., Masinda, S., & Zakrajsek, A. (2022). Age-Friendly University environmental scan: Exploring “age-friendliness” with stakeholders at one regional comprehensive university. Gerontology & Geriatrics Education, 43(2), 149-162.

Snyder , C.R. , Rand , K.L. and Sigmon , D.R. 2001 . “ Hope theory. A member of the positive psychology family ” . In Handbook of positive psychology , Edited by: Snyder , C.R. and Lopez , S.J. 257 – 275 . New York , NY : Oxford University Press .

Snyder , C.R. 2000 . “ Genesis: The birth and growth of hope ” . In Handbook of hope , Edited by: Snyder , C.R. 25 – 38 . San Diego , CA : Academic Press.

Talmage, CA, Mark, R., Slowey, M. y Knopf, RC (2016). Universidades adaptadas a las personas mayores y compromiso con los adultos mayores: pasando de los principios a la práctica. Revista internacional de educación permanente , 35(5), 537–554. doi:https://doi.org/10.1080/02601370.2016.1224040.

UNESCO (2016) https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000248073 . Consultado el 28 de enero de 2025.

g3w

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Albor-Chadid, L. I., Dominguez Lozano, B. S. ., Saenz Diaz, K. M. ., & Mutis Rodríguez , G. . (2025). Explorando a relação entre idade e comportamentos de sustentabilidade ambiental entre estudantes da Universidade Simón Bolívar entabilidade ambiental estudantes da Universidade Simón Bolívar. Pensamiento Americano, 18(38), e-887. https://doi.org/10.21803/penamer.18.38.887